Sunday, December 09, 2007

POEMA DE VERDADE

Hoje cederei este espaço para alguém que já morreu mas cujo espírito permanece em sua obra construída com palavras. É uma tradução e com isso o poema perde a musicalidade, mas não sua força. Também não sei o nome do poema, se alguém souber não deixe de nos informar. E agora com vocês: Walt Whitman!

Seja você quem for,
receio que você esteja
trilhando as trilhas das ilusões,
receio que estas supostas realidades
venham a derreter-se debaixo dos seus pés e suas mãos;
mesmo agora, os seus traços, alegrias,
conversa, casa, negócios, costumes,
maneiras, preocupações, loucuras, crimes,
dissipam-se, a afastar-se de você,
e diante de mim surge
você em corpo e alma verdadeiro,
à parte das tarefas, roupas e casa,comprar, vender, comer, beber, sofrer e morrer.
Seja você quem for,
agora eu ponho em você a minha mão
para que você seja meu único poema,
sussurro com meus lábios perto de sua orelha:
muitas mulheres e homens tenho amado
mas a ninguém eu amo mais que você.
Que atrasado e mudo eu tenho sido!
Eu já devia ter traçado o meu caminho
diretamente a você muito antes,
eu não devia ter falado em outra coisa
que não fosse você,
eu não devia ter cantado coisa alguma
senão você...

No comments: